Quando procurar o Endocrinologista?

Atualizado: 4 de mai.


O Endocrinologista é o médico responsável por tratar as doenças das glândulas (por exemplo, tireoide, adrenais, hipófise) e do metabolismo, como diabetes mellitus (DM), obesidade e alterações do colesterol. Para se formar na área de endócrino (como comumente abreviamos), é necessário além dos 6 anos de formação da faculdade de medicina mais 2 anos de residência médica em clínica médica e depois mais 2 anos de endocrinologia e metabologia, além da constante necessidade de leitura e atualização no que é hoje um dos campos mais quentes da clínica médica, com evoluções importantes sobretudo no tratamento da obesidade e diabetes.



Dividimos em tópicos algumas das dúvidas mais frequentes a respeito do assunto. Abordaremos cada assunto em específico com mais detalhes no blog!


Quando procurar o Endocrinologista?

Quais doenças o Endocrinologista trata?

Endocrinologista perto de mim

 

Quando procurar o Endocrinologista?


O endocrinologista pode te ajudar no diagnóstico e tratamento do diabetes, auxiliando no processo sempre difícil de perda de peso/tratamento da obesidade, bem como investigar e tratar sintomas que possam sugerir deficiências ou excessos hormonais. Dentre os distúrbios mais comuns, o hipotireoidismo (falta de produção de hormônios tireoidianos) pode causar sintomas inespecíficos como fadiga, queda de cabelo e unhas quebradiças; o hipertireoidismo (excesso de hormônios) pode levar a insônia, tremores, taquicardia (coração acelerado/palpitações), sudorese, dentre outros. Casos de hipertensão (pressão alta) de difícil controle podem ter uma causa hormonal com tratamento específico; disfunção erétil, falta de libido, podem ter como causa base a falta de hormônios sexuais. Todos sintomas devem ser cuidadosamente avaliados e correlacionados com causas hormonais ou não; faz parte também do dever de um bom endocrinologista descartar doenças quando o perfil hormonal estiver adequado e não recomendar tratamentos desnecessários.

Quer saber mais? Nos mande uma mensagem!


Quais doenças o Endocrinologista trata?


O endocrinologista é o profissional médico mais indicado nas seguintes condições:


- Obesidade e emagrecimento

- Diabetes Mellitus tipo 1 e tipo 2

- Diabetes Mellitus gestacional

- Hipotireoidismo, hipertireoidismo, nódulos da tireoide, câncer de tireoide, tireoidites

- Osteoporose, osteopenia, problemas da paratireoide (ex: hiperparatireoidismo primário)

- Menopausa e reposição hormonal

- Síndrome dos ovários policísticos (SOP)

- Hipogonadismo (deficiência dos hormônios sexuais, como testosterona no homem, por exemplo)

- Incidentaloma adrenal (tumores nas glândulas adrenais vistos em exames por imagem), hiperaldosteronismo primário,

- Hiperprolactinemia, prolactinoma, doença de Cushing, acromegalia, tumores de hipófise

- Distúrbios do crescimento, puberdade precoce e puberdade atrasada/tardia


Endocrinologista perto de mim


Seu endocrinologista pode estar mais próximo do que você imagina. Hoje, com a regulamentação da telemedicina (CFM Nº 2.299, de 30 de setembro de 2021) e com a experiência adquirida em grandes centros de atendimento, realizamos atendimento online para todo o Brasil e estamos disponíveis presencialmente na cidade de São Paulo-SP. Caso tenha dúvidas, estamos à disposição para esclarecê-las.


Dr. Luiz Fernando Fonseca Vieira

Endocrinologista

CRM 183.650 RQE 100.464