Endocrinopatias na gestação
A gestação é um dos momentos mais repletos de significado durante toda a vida, onde é necessário uma grande dedicação da mãe para que tudo corra bem. Existem algumas condições que podem afetar a gravidez se não identificadas e tratadas e o endocrinologista pode desempenhar um papel importante no cuidado dessas situações. Clique em cada uma para mais informações e para descobrir como podemos ajudar.
O Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) acomete aproximadamente 16% das gestações, aumentando o risco de diversas complicações ao bebê e à mãe. Saiba como prevenir, como é feito o diagnóstico e detalhes sobre o manejo inicial dessa condição aqui.
Veja também:
A gestação é uma situação onde há um aumento fisiológico na necessidade dos hormônios tireoidianos. Gestantes com hipotireoidismo prévio geralmente requerem doses 20 a 30% maiores. Ainda, há um percentual considerável de mulheres que mesmo sem apresentar hipotireodismo prévio, vão necessitar de medicações durante a gestação para reduzir o risco de abortamentos, parto prematuro e atraso cognitivo do bebê. Saiba mais.
Durante a gestação, existe uma mudança no perfil dos hormônios tireoidianos devido ao estímulo do beta HCG sobre as células da tireoide. Em algumas situações, o TSH pode estar fisiologicamente mais baixo. Porém, na presença de alterações suspeitas, é fundamental que o endocrinologista seja acionado para o adequado diferencial entre as alterações fisiológicas da gestação, tireotoxicose transitória e doença de Graves, além das outras causas de hipertireoidismo.
Saiba aqui como é feito o manejo da obesidade, do hipoparatireodismo, de prolactinomas e outras condições endocrinológicas durante a gestação.
Fale conosco